Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas

Edital de vagas 2022

O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Unifesp disponobiliza 20 vagas anuais para o ingresso de candidatos no nível mestrado em 2022.

O ingresso no PPGCF se dá por processo de fluxo contínuo, ou seja, o processo de matrícula e ingresso é feito a cada mês para os candidatos aprovados no processo de seleção realizado no programa. As etapas a serem cumpridas no processo seletivo são:

1. Aceite de um dos orientadores credenciados no PPGCF;

2. Aprovação no exame de proficiência em língua estrangeira (inglês);

3. Apresentação de um projeto de pesquisa, a ser desenvolvido dentro das linhas de pesquisa do PPGCF, e construído sob concordância do orientador.

 

Conforme o disposto na Portaria da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (ProPGPq) nº 3197/2021, que dispõe sobre as ações afirmativas na pós-graduação da Unifesp, ficam reservadas 25% dessas vagas (5 vagas) para pessoas negras, quilombolas, indígenas e com deficiência. A candidatura a essas vagas é facultada ao candidato; entretanto, quando ocorre, é necessário que se cumpram os seguintes critérios, conforme portaria:

  • Pessoas negras devem se autodeclarar durante o processo seletivo, e serão submetidas à uma banca de heteroidentificação, instituída pela Universidade, para verificação;
  • Indígenas devem apresentar cópia do Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), declaração da FUNAI ou outro documento comprobatório equivalente;
  • Quilombolas devem apresentar declaração da comunidade quilombola a que pertencem;
  • Portadores de deficiência devem apresentar documentação comprobatória da condição, conforme previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Caso essas vagas não sejam preenchidas, serão convertidas à ampla disputa. 

Bolsas de estudo poderão ser atribuídas quando disponíveis, conforme divulgação feita no site do PPGCF. A seleção de bolsistas ocorre em processo seletivo específico, independente do processo seletivo de ingresso, e tem validade de até 1 ano. Somente alunos regularmente matriculados no PPGCF podem assumir essas bolsas, e estes terão preferência na disputa pelas bolsas durante o processo seletivo. Alunos especiais podem disputar as bolsas, desde que assumam compromisso de matrícula, caso sejam aprovados no processo de seleção.

© 2013 - 2022 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 
Rua São Nicolau, n.º 210 - Centro - Diadema - SP - CEP: 09913-030